SILVIA LAZZARETTI
O QUE É?
Escreva como se não houvesse amanhã...
O Laboratório de Histórias é um encontro semanal de prática de escrita autoral e literária. Vai além das práticas conhecidas como escrita criativa, afinal, entende-se que qualquer criação é “criativa”, pois parte-se do pressuposto da criação. O que cabe é a ideia de encontro para criar, dialogar sobre escrita e literatura.
O que queremos?
As atividades do Laboratório de Histórias têm por objetivo conectar o participante às suas ideias, sensações e símbolos. A prática traz estímulos de mitos, tarô, objetos e recursos ímpares para colocar as pessoas em contato com suas próprias emoções e sensações. Como consequência temos a dinâmica da escrita fluída.
Como chegamos lá?
O Laboratório de histórias tem metodologia educativa criada para o desenvolvimento e criação de narrativas. Ao início do encontro, dialogamos sobre nossas relações com a criatividade, produção, estudo, leituras, filmes, séries e etc. Afinal, entendemos que qualquer criação parte de referências sobre as quais nos debruçamos. Nada surge por um simples acaso, tudo o que criamos, vem de nós por meio daquilo que consumimos. Após, os participantes começam a escrever, respondendo a pergunta “como estou me sentindo hoje?”. Este questionamento leva o indivíduo a prestar atenção no momento presente, além de desenrolar a escrita a partir do conjunto que forma seu corpo. Depois de escrito, temos o momento de estímulo à criatividade escrita, mediada por elementos de conhecimentos coletivos da humanidade (mitos, tarô, fábulas, alimentos, elementos da natureza...).
E depois?
Ao final, todos lêem seus escritos e dialogam sobre o que gostaram sobre o que o colega escreveu.
Ler em voz alta o que se escreve leva-nos a dimensões importantes sobre nossas relações com corpo, emoções e com o coletivo.
Por que ouvir o outro?
Ouvir a narrativa do outro traz importantes relações sobre afeto, sentimentos e respeito. Da mesma forma, ouvir e falar sobre os textos conecta os indivíduos a uma dimensão de comunidade, algo necessário na estrutura social individualista contemporânea.
Resumindo...
É uma prática de bem-estar e saúde emocional, psicológicas e comunitárias.
O Laboratório de Histórias já foi levado a centros culturais, associações de bairros, escolas, centros comunitários, cursos artísticos, festivais, entre outros espaços. Com o contexto da pandemia, o Laboratório de Histórias começou a se desenvolver em turmas online.
Não há necessidade de separar as turmas em faixas etárias, afinal o Laboratório é uma prática de experimentação criativa. Logo, as diferenças tornam os encontros ainda mais interessantes.
Para mais informações, valores, negociações entre em contato, clicando no link abaixo.